Caráter (ìwà)
- Pai Fabio Tadeu
- 12 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2020
Bom-caráter (Ìwà-pèlè)
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.
Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral.
Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo.
Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.
Bom-caráter é um adjetivo que qualifica o indivíduo que apresenta um caráter positivo, incontestável, capaz de praticar atos leais, bondosos e generosos.
Uma pessoa de bom caráter é considerada confiável e honesta.
Um indivíduo bom-caráter é aquele que age de acordo com um comportamento moralmente correto, baseado na verdade, lealdade e com escrúpulos.
Alguns dos principais sinônimos de bom-caráter são: inteligência, dignidade, elevação, justo, respeitável, correto, honrado, imparcial, venerável, honesto e decente.
Alguns dos principais sinônimos de mau-caráter são: calhorda, pulha, mariola, desonesto, decadência, velhaco, canalha, patife, cafajeste, biltre e tratante.
O mau-caráter é o oposto da pessoa que tem caráter (um bom-caráter), ou seja, o oposto a um comportamento honesto, correto, firme e que se baseia em outras qualidades que não seguem uma moralidade.
A prática do bom caráter afasta inimigos espirituais, ao oposto que, não praticar o bom-caráter atrai inimigos materiais e espirituais.
O caráter do homem é o que mais poderá dignificar ou arruinar o seu destino e está atrelado, diretamente, com o seu comportamento e, consequentemente, com todos os cuidados preventivos para com seu Orí.
A noção de bondade e de bom-caráter surge a partir daquele cujas atitudes se aproximam das diretrizes morais escritas por Olorum.
A paciência é primeiro filho de Eledumarê, ele (paciência – sùúrú) é o pai do caráter.
O caráter é visto como maior atributo do homem. A noção de “ter caráter” é justamente o cumprimento ou não dos princípios morais.
“A concepção de um filho de bom-caráter, expressa o princípio iorubano de que o cidadão deve respeitar os mais velhos, ter lealdade para com os pais e a tradição, honestidade, hospitalidade, coragem, devoção, paciência, verdade, assistência aos necessitados e desejo irresistível ao trabalho, a fim de manter ilibado seu nome e o de sua família (entender família, também, como comunidade).”
Geralmente, pessoas de bom-caráter são impulsionados a atitudes corretas. É diferente de reputação.
Reputação é o que pensam sobre alguém. Ela baseia-se em aparências e opiniões.
O bom-caráter vive em harmonia e com princípios transcendentes, o que torna a reputação irrelevante.
Nosso caráter não pode estragar nosso destino.
Paciência é o pai de todo bom caráter.
Todos os esforços devem estar concentrados no desenvolvimento do caráter.
Que o caráter seja iluminado.
Orí Ó!
댓글